O design de vanguarda do Volkswagen Golf MkVII

Eu acho engraçado observar as manifestações de incompreensão do design do Golf 7. O design do Golf Mk7 foi cuidadosamente projetado para ser conservador, limpo e intertemporal. Esse tipo de design porém está além da compreensão de pessoas de baixa instrução e cultura.

A analogia é simples: entre nas Casas Bahia e veja o tipo de design que tem nos móveis lá vendidos. São peças ostensivas, rebuscadas, cheias de estampas, como mostradas abaixo.

Decoração-BBB-14-4

Esse tipo de design é o que as pessoas de baixa instrução querem. Esse pessoal vai achar móveis de design de boa qualidade monótonas, “sem graça”, “sem sal”…etc, como os mostrados abaixo. esign de alta qualidade está além da compreensão deles.

 

Life-HD-BE-Sala

No caso dos carros acontece a mesma coisa. O povo de baixa cultura não consegue compreender o design no Golf 7. Está além da compreensão desse povo um estilo clean e intertemporal.

6245

BMW Série 3 – design datado

 

Esse pessoal gosta do “overdesign” do BMW Série 3 e Hyundai. O problema é que esse tipo de overdesign já era em 2012. E tanto é assim que o Sonata durou 3 anos no mercado e cansou, já foi substituído por um outro bem mais sóbrio. O Elantra tem 2 anos e meio e ano que vem tem nova geração, com design limpo.

O BMW Série 3 tem 3 anos de mercado e já está datado.

O Golf 7 tem um design tão à frente de seu tempo, que só no final do seu ciclo de mercado que vai cair a ficha do pessoal menos instruído e sem cultura que acha que falta design ao Golf.

Na realidade sobra design de boa qualidade no Golf. Ele foi desenhado durar mais que 3 anos. Foi feito para as pessoas entenderem o que estão comprando, se sentirem seguras. Saberem que o Golf vai manter o valor de revenda, pois isso é importante para as famílias de classe média na Europa que comprando Golf como nunca.

O mais interessante de tudo é que o Golf 7 é um carro tão bom, que mesmo com um estilo que está além da compreensão do povo de baixa instrução, mesmo assim eles estão comprando o carro, e pagando mais caro nele que em outros concorrentes.

O objetivo foi esse mesmo: mesmo esse pessoal mais limitado no quesito QI que não consegue compreender o desenho do Golf, vai comprar o Golf e engordar os lucros da VW e isso é o que interessa.

Anúncios

5 comentários sobre “O design de vanguarda do Volkswagen Golf MkVII

  1. Boa tarde Carlos.

    À algum tempo pedi ajuda para decidir entre um fox e um I30 2012 lembra?

    O ocorreu foi que optei por esperar e deixar a barbada do I30 em função de todos os custos envolvidos em não só adquirir o carro mas também mante-lo. No caso do Fox é uma incógnita pois temos aí um fenomenal carrinho popular chamado up!

    Fiz best drive nele e foi amor à primeira vista (após sair da css Carburgo de São Leopoldo atravessei a Br 116 e fui dar uma olhada no dito Ford Ka na Florauto, recusei de imediato o péssimo acabamento, montagem desalinhada e atendimento. Sem falar que com aponta do dedo quase removi a borracha do para brisa dianteiro do carro, o vendedor deu uma disfarçada e saiu de canto.

    HORRÍVEL!!! ).

    Mas voltando ao meu novo amor, estou pronto para comprar o carrinho mas como disse em um post do Carblog estou com dois corações quanto à esperar pelo GT-up! ou aproveitar a redução de preço que se apresentará nos próximos dias e pegar um Hi-up!

    O que tu pode me recomendar à respeito do GT-up! em relação ao preço do carrinho, configuração e versões pois só me interessa 4 portas e pacote completo, mas como não ser repetitivo se o valor do carro é o principal para a compra.

    Se tu puder me dar uma posição real de configuração e valor ( já que me parece que tu tens bons contatos em relação aos carros VW) eu compraria com certeza o GT.

    Obrigado pela atenção e fico no aguardo.

  2. É publica é notória sua desorganização mental…
    #1 – Sua falta de respeito com seus parcos leitores;
    #2 – Sua falta de inteligência e discernimento de conceitos básicos de automobilismo;
    #3 – Não é porquê você tem um Up! que ele vem a ser o melhor carro: Um designer fraco, motor lixo e tendência de descontinuidade no Brasil;
    #4 – Mais educação seria ótimo para você! E deixar de “lambeção” pela VW – A empresa que menos oferece e mais cobra no Brasil!

  3. Deve ser difícil ultimamente ser pela saco de uma empresa que publicamente admitiu que fazia seus consumidores de otários não é?
    Desgin tem muito mais relação com gosto do que com cultura, afinal os franceses adoram os carros da Peugeot e Renault e eu os acho horríveis.
    Golf, Fox, Gol, Voyage, Jetta…pra mim todos muito parecidos e cansativos visualmente.
    Não vou discutir tecnologia pois não é o foco aqui, mas tem coisa mais sem graça que essa mania de IDENTIDADE das marcas???

  4. No sobre deste blog diz: Blog de carros

    É uma piada, já que o autor é um fanboy (lambe bolas) da VW e seu blog só fala da VW.
    Classifico o autor como um idiota funcional que destrincha relinchadas por onde passa além de desmerecer opiniões dos demais internautas, por mais grotescas que sejam.
    O autor tem um QI tão alto que classifica o design do golf mkvii como intertemporal quando na realidade, acredito eu, ele queria utilizar termo intemporal que é sinônimo de atemporal.
    O autor deveria estudar mecânica, e partir para engenharia automotiva e só então voltar a escrever, mas isto depois de ler muito, então ele teria conteúdo para disseminar e não só postar dados técnicos de montadoras e jornalecos meia boca.

    Faça um favor aos leitores do seu blog, escreva sobre torque e potência, como é a relação destes dois em um automóvel, onde está o torque e a potência, a diferença destes em um carro turbo e um aspirado, o ganho em uma injeção direta, o magnífico trabalho (atual) feito em motores 3 cilindros, ensine a avaliar o grau de viscosidade de um óleo automotivo, a diferença entre o câmbio dsg e o tiptronic, como a relação e engate de marchas influencia no comportamento do carro, a melhora significativa no conversor de troque dos carros da VW, como é feito o cálculo para definir o quanto de freio é aplicado nas rodas traseiras de um carro. Depois de tudo isso você e seus leitores saberão o motivo dos atuais VW serem tão superiores aos concorrentes.

    Os atuais carros da VW são excelentes, não é necessário que o autor seja um Equus africanus asinus leitourgikós.

    O golf é uma ótima opção de carro, mas no bananal o custo é impeditivo, e ainda vende muito. Gosto é gosto e o autor é fraco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s