Volkswagen up! mostra a funcionalidade de suas 5 estrelas em batida e salva vida de seus ocupantes

Todos nós sabemos que o Volkswagen up! tem 5 estrelas em testes de colisão do Latin NCAP, e que ele recebeu 5 estrelas também pelo Euro NCAP, o que significa que o up! é o carro mais seguro fabricado no Brasil, pois tem também 4 estrelas para crianças. A questão é, como essas “estrelinhas” se comportam na prática? Um acidente recente envolvendo um Volkswagen up! e um Chevrolet Corsa mostra bem a qualidade construtiva dos dois carros.

Volkwagen-up-batida (4)

O que aconteceu aí é que o motorista do Volkswagen up! bateu no Chevrolet Corsa 2009, sendo o Corsa um carro muito maior, de projeto europeu, e considerado um bom carro compacto da GM. 

Volkwagen-up-batida (2)

Muito bem, na colisão entre up! e Corsa, o up! ficou com seu habitáculo intacto, e os seus ocupantes nada sofreram. Observe nas imagens como a carroceria do up! resistiu bem ao impacto.

Volkwagen-up-batida (1)

A mesma sorte não tiveram os ocupantes do Corsa, que morreram! O Corsa (cujo modelo está na imagem abaixo) foi praticamente desintegrado na colisão.

Então isso mostram bem qual a função das entrelinhas de testes de colisão. A diferença entre 4 estrelas e 5 estrelas é a diferença entre a vida e a morte. A diferença entre sair ileso de um acidente e sair morto ou em estado grave.

Portanto, quando alguém lhe dizer que “3 ou 4 estrelas” já são mais do que suficientes, entenda que essa pessoa não entende nada de segurança automotiva. Se você quer um carro seguro e barato no Brasil, hoje, só tem uma opção: up!

Link para a reportagem original

Anúncios

18 comentários sobre “Volkswagen up! mostra a funcionalidade de suas 5 estrelas em batida e salva vida de seus ocupantes

  1. Quanta parcialidade nesse post. Todos sabem que o Up! é mais seguro. Contudo, foi usado um exemplo infeliz para provar isso. Percebemos claramente que houve uma colisão frontal do Up! com a lateral frontal do Corsa. Ou seja, apesar das imagens comprovarem a importância das 5 estrelas do subcompacto da VW, não é possivel comparar o estados dos dois veículos, pois claramente o Corsa, pela posição da batida, levou a pior.

  2. Quatro perguntas:
    1°) O espaço no banco trazeiro do up! é menor, igual ou maior que o do um celta?
    2º) O up! tem o problema de amortecedor trazeiro com pouco curso, como o do HB20 que causa batidas secas na suspensão quando esta carregado e desce de um quebra molas, por exemplo?
    3°) o ar condicionado “gela”?
    4°) Qual o vão livre do chão no up! take?

    Obrigado!

    • O colega fez alguma perguntas esperando respostas, não grosserias. Mas essa eu respondo, pois comprei um Up! Move mês passado e posso responder com parcialidade:

      1) Já tive Celtinha 2005 e os espaços se equivalem, não espere o máximo conforto neste tipo de carro sub-compacto, mas o do Up! até dá pro gasto, leva quatro pessoas c/ relativo conforto.
      2) Não, a suspensão é firme como todas da VW, aqui na minha cidade o que mais tem é quebra-molas (lombadas e lombo travessias) e passo tranquilo pro elas.
      3) Sim, muito, mais eficiente que a do Gol G6 que tive e o “roubo” de potência do motor é mínimo.
      4) Não sei exatamente, mas como referência é maior que a do Gol G5/G6 que raspam o fundo da frente em valetas, acho que é equivalente a do Uno novo.

      Espero ter ajudado.

      • Colega muito obrigado pela gentileza em responder aos meus questionamento educadamente, parece-me que aqui perguntar ofende! Fiz essas perguntas pois o meu celta é o único carro que tive, então de fato é a única referência que tenho sobre carro; antes que comentem, posso afirmar que não seria nada difícil comprar algo bem melhor, porém, tenho prioridades para o meu dinheiro.

      • Tamos aí Sampaio, há muitas opções no mercado, umas boas e outras nem tanto, mas dentro daquilo que se propõe o VW Up! acredito que tu não encontrará nada melhor. Mas aconselho esperar um pouco mais pra se desfazer do teu Celtinha, que é um carrinho valente (já tive um); estamos entrando numa crise braba e as montadoras (todas) pra compensarem as baixas vendas e manterem a lucratividade irão reajustar seus preços de tabela, pra depois concederem descontos maquiados nas css. Neste país o que não há é limite pra sacanagem. Abrç.

  3. Esse exemplo não faz sentido. O UP bateu de frente e o Corsa foi abalroado lateralmente, pelo estrago podemos supor que o Up não estava em baixa velocidade, então não venha com um papo desses, todos sabemos que o Up é um carro moderno e bem construido, mas tomando pancada em alta velocidade na lateral, quero ver que carro não capota.

    • Amigo ,faz sentido sim ,a batida foi na área do farol dos dois carros , a diferença é que o corsa teve uma deformação muito maior , e se Vc pesquisar em outro site com mais fotos Vc pode ver a frente e a lateral do up e do corsa.

      • Parei de ler no “…quando alguém lhe DIZER que…” Um bate de frente na lateral do outro que, por sua vez, tem um projeto 15 anos mais velho…. Éta textozinho marreta….

  4. escrito por fã boy ta na cara, tenho um novo Ka e é mt mais carro que o UP, mais seguro com controle de estabilidade e tração, muito mais espaco, enfim, é um carro superior, UP na verdade não tem concorrentes,o que tinha q era o Celta se foi, então só tem ele de subcompacto, é um carro excelente sim, mas n carrega pessoas com conforto em 4 a 5 pessoas, ainda mais c mais de 1,80, estas tem q andar na frente pra aliviar um pouco,se n vai ser bate cabeça no teto o tempo todo.

    então meu amigo, n é pq tem 5 estrelas q é o melhor, é bom, mas n é o melhor.
    Ja sofri acidente de palio stile 1998 e se fosse c o up n teriamos a mesma sorte c certeza, e olha q era Palio em, 1 air bag, projeto de 1998 e o carro se acabou todo, mas ficamos ilesos

    minha critica é só no tocante ao que voce mencionou q o UP é o unico q presta. n é o unico.

    Seja imparcial se quer ter um blog automotivo, ou mude o nome dele para fãs do UP

  5. Só digo uma coisa…GM é ótima marca..
    Mas, sem grosseria, pesquisem, e façam test drive em todas as marcas da categoria.
    Pesquisem na net, VW UP! não se compara a outros.
    Eu andei,e eu sei do que esse “carrinho” é capaz!

  6. Tenho Take Up, com 40.000km , nunca tive problemas (só a bateria que pifou ) o carrinho é só alegria. economia total de combustível. Vou trocar por uma Duster Orock com o coração partido pois preciso de um carro com carroceria.

  7. Acho que praticamente todo mundo aqui deveria aprender a escrever, inclusive o “repórter”. Nunca vi tantos erros grosseiros de português. Que lixo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s